Capitalismo, Colonialismo e Androcentrismo

Entretecidos os sistemas de exploração e opressão económicos, étnicos e raciais, de género. Fronteiras e divisões erguidas e contestadas. Povos despossuídos, culturas quebradas, bens naturais ameaçados – o apropriado é reclamado. O desastre ecológico abala, marca o tempo e convoca a humanidade. Ecofeminismos, histórias, convergências, (a)fazer agora.

em Ecofeminismos

24 de Novembro, sábado, 10h00

Oradoras

Federica Raverafederica

Pós-Doc no CREAF – Centro de Pesquisas Ecológicas e Aplicações Florestais, Barcelona (Abril 2009 – Setembro 2009); Pós-Doc na Universidade de Leeds · Escola da Terra e Meio Ambiente, Leeds (Dezembro 2006 – Dezembro 2011). Doutoramento pela Universidade Autónoma de Barcelona; Cátedra de Agroecologia e Sistemas Alimentares – Vic-UCC.

Amaranta Herrero

Amaranta HAmaranta Herrero é socióloga e engenheira agrónoma com doutoramento em Sociologia Ambiental. A sua área de especialização é focada no estudo de conflitos ambientais, com um ênfase específico sobre questões de género, energia e alimentação. Ela frequentemente conciliou o seu trabalho de investigação com activismo climático e alimentar. Trabalhou no European Corporate Observatory (Bruxelas), investigando e fazendo campanha sobre a influência dos lobbies de agrocombustíveis na aprovação da Directiva de Energia Renovável e no projecto EJOLT (Environmental Justice Organizations, Liability and Trade), mapeando lutas ambientais e espaços de resistência. Actualmente, é investigadora do Projeto Agri/Culturas do Centro Nacional de Biossegurança e Ecologia Genética (GENØK) em Tromsø, Noruega. Entre outros tópicos, escreveu sobre conflitos socioambientais, imaginários sociais, formas quotidianas de resistência, política de cuidados, ecofeminismo e o Antropoceno.

Elizabeth Peredo Beltrán

elizabeth.peredoElizabeth Peredo Beltrán, psicóloga social, investigadora, escritora e activista da Bolívia. O foco do seu trabalho é a água como bem comum, ambiental e cultural, e ecofeminismo.

Moderadora: Gaia Giulianni