Experiências ecossocialistas no mundo: um debate crítico

Respostas anti-capitalistas radicais à crise ecológica estão a surgir em todo o mundo através de movimentos populares. Já temos alguns casos em que tais propostas tiveram vitórias significativas na luta política. Apesar das limitações devidas ao imperialismo e aos mecanismos do mercado global, há muitas lições que podemos extrair de tais experiências. Neste painel, teremos uma visão crítica das experiências na Bolívia, Nicarágua e Curdistão.

25 de Novembro, Domingo, 14h00

Oradores

Elizabeth Peredo (Solon Foundation, Bolivia)

elizabeth.peredoElizabeth Peredo é uma psicóloga social, investigadora, escritora e activista boliviana. Ela co-fundou a Tahipamu (Oficina para a Participação da Mulher na História) em La Paz nos anos 90, coordenou o Comité Nacional para a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Domésticos e investigou, publicou e fez campanha pelos direitos dos trabalhadores domésticos desde 1999. Ela esteve envolvida na luta pela água, produzindo relatórios, livros, artigos e roteiros em vídeo sobre justiça económica, novos paradigmas e justiça climática. Ela promove a Campanha do Outubro Azul na Bolívia, um movimento social pela protecção da água como um bem comum, faz parte do conselho consultivo da Rede pela Justiça no Investimento Global e é membro do Conselho de Directores da Food and Water Watch em Washington. Desde 2006, ela é directora executiva da Fundação Solon, com sede em La Paz, trabalhando em questões relacionadas à água, economia, cultura e feminismo.

Matthias SchindlerMatthias Schindler

Nascido em 1952, em Hamburgo, na Alemanha. Participação em mobilizações anti-imperialistas desde as manifestações contra a guerra do Vietnam nos anos 60. Activista do movimento internacional de solidariedade da Nicarágua desde 1979. Trabalhador industrial e sindicalista durante 30 anos. Aposentado. Cientista político.

Öner Öztürk (Mesopotamia Ecology Movement, Curdistão)

onerÖner é membro da Assembleia de Ecologia em Batman (Curdistão do Norte / Turquia), bem como da organização guarda-chuva Movimento de Ecologia da Mesopotâmia. Ele esteve envolvido no movimento ecológico local em Bakur (norte do Curdistão) até muito recentemente e actualmente vive na Finlândia.

Moderator: Sinan Eden (Climáximo, Portugal)